Descubra se Você tem Alguma Lealdade Familiar

alt="Lealdade Familiar"

Lealdade Familiar será que eu tenho?

Você já se perguntou se você tem alguma Lealdade Familiar. De onde vem esses jeitos e comportamentos que todo mundo diz, que parece com alguém da família?

Será que tem alguma  lealdade familiar que pode estar influenciando sua vida?

Se você já ouviu falar sobre constelação familiar, provavelmente já se fez essas perguntas, não é mesmo?

Neste artigo, exploraremos como você pode identificar se tem alguma lealdade familiar através da constelação familiar e como isso pode impactar sua vida. 

Vamos mergulhar nesse campo fascinante e descobrir mais.Mas antes precisamos entender o que é a Constelação e como ela atua.

Introdução à constelação familiar

A constelação familiar é uma abordagem terapêutica que busca descobrir o que tem por trás do sintoma, se tem alguma lealdade familiar, baseado nas leis sistêmicas desenvolvidas por Bert Hellinger. Pois que reconhece a importância dos sistemas familiares na formação de nossa identidade e nas dinâmicas que vivenciamos. 

Entretanto, ela se baseia na ideia de que cada indivíduo é influenciado pelas gerações anteriores de sua família e que certas lealdades podem afetar nosso bem-estar e felicidade.

O que são lealdades familiares?

As lealdades familiares são vínculos invisíveis que estabelecemos com nossa família de origem.

Pois, foram construídas pelas influências que recebemos de nossas famílias de forma inconsciente, conduzindo à uma fidelidade que por muitas vezes contraria os próprios desejos.

Elas podem ser expressas por meio de comportamentos, pois as emoções ou mesmo doenças que repetimos inconscientemente, em uma tentativa de pertencer e manter o equilíbrio do sistema familiar.

 Porém essas lealdades podem ser saudáveis ou limitantes, dependendo das circunstâncias e do contexto em que se manifestam.

Cada família tem suas próprias leis que são manifestas em forma de expectativas compartilhadas e não ditas.

Sinais de lealdades familiares

Existem alguns sinais que nos ajudam a identificar a presença de lealdades familiares em nossas vidas. Alguns exemplos incluem:

      • Repetição de padrões de relacionamento disfuncionais;

      • Sentimento de obrigação excessiva em relação à família, a famosa salvadora;

      • Dificuldade em se libertar de emoções negativas, guardando rancor;

      • Auto-sabotagem em busca de aceitação, precisa de validação externa;

      • Dificuldade em dizer não;

      • Sensação de incapacidade, aquela pessoa que faz muitos cursos e não age;

    Como a constelação familiar pode ajudar

    A constelação familiar oferece uma perspectiva única para entender e resolver essas lealdades familiares.

     Por meio de representações acompanhadas, o Constelador experiente consegue sentir o campo e é possível visualizar as dinâmicas ocultas, pois dentro de uma família e identificar as lealdades que estão afetando sua vida.

     Essa compreensão pode ser o primeiro passo para a cura e transformação, quando estamos dispostas e prontas a mudar e seguir livres e leves.

    Identificando lealdades familiares

    Durante uma sessão de constelação familiar, um facilitador experiente ajuda você a identificar as lealdades familiares que podem estar presentes em sua vida.

    Entretanto, da leitura do campo e o posicionamento dos bonecos ou objetos quando da sessão individual online ou presencial, ele vai perguntando para que você consiga ter um olhar diferente e sem julgamentos.

    Por meio de exercícios e representações visuais, você poderá visualizar a dinâmica familiar e perceber quais lealdades estão operando em seu sistema.

    Rompendo com lealdades limitantes

    Ao identificar as lealdades limitantes, pois é possível trabalhar para romper com esses padrões e encontrar um novo equilíbrio.

     Isso envolve reconhecer que você tem o direito de viver sua própria vida, pois independentemente das expectativas ou pressões familiares. Porém, pode deixar o peso com aquele que  de fato deve carregar.

    Envolve também dar lugar a todo, a constelação familiar pode ajudar nesse processo de libertação.

    Sempre seguindo as Ordens do Amor, lembrando que todos têm o direito de pertencer, que precisamos respeitar a hierarquia e também equilíbrio entre o dar e receber.

    O impacto da lealdade familiar na vida cotidiana

    As lealdades familiares podem ter um impacto significativo no nosso dia-a-dia. Porém elas podem afetar relacionamentos, carreira, saúde emocional e até mesmo a capacidade de buscar a felicidade e a realização pessoal. 

    Às vezes achamos que é algo normal, porque nos acostumamos a nos sentir sobrecarregadas, por exemplo.

    Mas ser uma pessoa muito reativa, uma pessoa medrosa, que nem tenta porque não se sente merecedora, pois aquela que estuda e se prepara e nunca acha que está pronta, aquela insegura que sempre pergunta para alguém se deve fazer isso ou aquilo.

    Entretanto, aquela que só arruma relacionamentos conturbados ou nem arruma ninguém e poderia citar muitos outros exemplos que passam despercebidos.

    Compreender essas influências ocultas é fundamental para criar uma vida mais autônoma e satisfatória.

    Encontrando o equilíbrio entre a lealdade e o autocuidado

    Embora as lealdades familiares sejam importantes, é igualmente crucial encontrar um equilíbrio saudável entre a lealdade à família e o autocuidado.

    Reconhecer suas próprias necessidades e limites, pois é fundamental para construir relacionamentos saudáveis e alcançar a felicidade pessoal.

    É não se sentir culpado em se colocar em primeiro lugar, é lembrar que em relação ao outro você veio primeiro, é descobrir o que realmente te faz feliz, é ter coragem e ter autoresponsabilidade.

    Nós estamos onde nos colocamos ou ficamos onde fomos inseridas e se mover é sua responsabilidade, somente você pode te tirar desse lugar que você não está gostando ou não está feliz.

    Descubra como ser terapeuta da própria vida: SABER MAIS

    Constelação familiar individual ou em grupo: qual escolher?

    A constelação familiar pode ser realizada tanto em sessões individuais quanto em grupos. 

    A escolha depende das suas necessidades específicas. Sessões individuais permitem uma abordagem mais personalizada, lugar seguro para expor suas dúvidas e questões sem julgamentos.

    Enquanto sessões em grupo oferecem a oportunidade de se beneficiar das experiências e insights de outras pessoas.

    Quer agendar uma sessão online e individual agora? clique aqui : SABER MAIS

    Benefícios da constelação familiar

    Uma constelação familiar pode trazer uma série de benefícios para sua vida. Alguns dos principais benefícios incluem:

        • Compreensão mais profunda das dinâmicas familiares;

        • Liberação de padrões negativos e limitantes;

        • Melhorar relacionamentos familiares;

        • Alcançar maior clareza e paz interior.

      A importância do acompanhamento terapêutico 

      Após uma sessão de constelação familiar, pode ser útil buscar acompanhamento terapêutico para integrar as descobertas em sua vida cotidiana. 

      Um terapeuta especializado poderá fornecer suporte contínuo e ajudá-lo a navegar pelas mudanças e transformações que surgem a partir dessa jornada. 

      Uma vez que você identificou as lealdades familiares e trabalhou para romper com os padrões limitantes, é importante integrar as descobertas em sua vida cotidiana. 

      Isso envolve a implementação de novos comportamentos, pois ações que sejam compatíveis com seu bem-estar e confiança.

      Leia também: O que são as Ordens do Amor e como aplicar no dia a dia?

      Leandra Siqueira

      Leandra Siqueira

      Consteladora e Terapeuta Holística

      Compartilhe nas mídias

      Comente o que achou:

      Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.